Foto: Flickr

A China vai alargar a política de isenção de vistos a cidadãos portugueses para em estadias até duas semanas. É já a partir do próximo dia 15.

Uma medida confirmada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, que assim coloca Portugal numa lista que abrange já outros 16 países europeus e que estará em vigor até 31 de dezembro de 2025.

Pequim está a tentar estimular o turismo internacional e o investimento estrangeiro. Em novembro do ano passado, anunciou que os cidadãos de França, Alemanha, Itália, Países Baixos e Espanha não necessitariam mais de visto.

Em março deste ano, alargou a política a nacionais da Suíça, Irlanda, Hungria, Áustria, Bélgica e Luxemburgo.

Além disso, foram adotadas várias medidas para ajudar os viajantes internacionais. Por exemplo, as carteiras digitais WeChat Pay e Alipay, omnipresentes no país, onde o dinheiro físico praticamente desapareceu, passaram a disponibilizar os seus sistemas de pagamento aos utilizadores estrangeiros.

Os visitantes internacionais mais do que duplicaram no primeiro semestre de 2024, chegando aos 14,64 milhões, o equivalente a uma subida de 152,7% em relação ao mesmo período de 2023.

Os dados da Administração Nacional de Imigração da China revelaram que as entradas sem visto ultrapassaram 8,5 milhões, representando 58% das viagens e um aumento de 190% em comparação com 2023.

Partilhar