Seja de carro, a poucas horas de distância, ou num voo direto para algumas das cidades mais cosmopolitas da Europa, Espanha é um destino onde a vida é mais celebrada, trazendo calor ao inverno, desde o sol do Mediterrâneo ao coração da movida. Do que está à espera?
Há poucos destinos no mundo onde nos possamos sentir tão bem como em Espanha. Partilhamos uma cultura ibérica nascida à volta de uma mesa cheia, com risos e sabores de memórias que levamos connosco para a vida.
Neste périplo pelas cidades grandes e fronteiriças de nuestros hermanos, contribuímos para recordar que Espanha está aqui ao lado, com inúmeros tesouros por segurar, novamente, capazes de aquecer o mais gélido dos invernos.
Madrid: a surpresa como cartão de visita
Uma das cidades mais cosmopolitas do mundo, Madrid não para de nos surpreender. Se temos como “garantidos” o Prado, o Rainha Sofia ou o Thyssen, há que descobrir também o Museu Sorolla ou os centros culturais de Matadero ou Conde Duque. Se o Parque do Retiro, junto ao Prado e declarado Património Mundial, é o espaço verde por excelência da cidade, sugerimos o menos conhecido mas muito charmoso El Capricho. Quando abrir o apetite, podemos optar pelas sempre fiéis tapas nas tabernas tradicionais, ou pelos mercados com espaços gourmet. Se trouxe espaço na bagagem, não deixe de explorar as lojas vintage em Fuencarral ou o mercado de design em Motores.
Bilbau: reinvenção da modernidade
A capital do País Basco é uma das cidades mais vanguardistas do mundo. Para este título muito contribuiu o famoso Museu Guggenheim, gizado por Frank Gehry, cuja visão modernista teve continuidade no Palácio Euskalduna, nas estações de metro de Norman Foster, na ponte Zubizuri de Calatrava ou nos novos centros culturais de Alhóndiga de Philippe Stark.
Na gastronomia, os números falam por si: é um dos lugares do mundo com mais restaurantes com Estrelas Michelin por habitante. Percorrendo a cidade, não deixe de provar pintxos na Plaza Nueva ou pedir no Mercado da Ribera que cozinhem os produtos que acabou de adquirir.
Barcelona: criativa e diferente
A cidade de Gaudí é uma das cidades europeias com maior personalidade. A marca do arquiteto catalão está presente em catedrais e edifícios como a Sagrada Família, Park Güell, Casa Batló ou La Pedrera. La Barceloneta é a famosa praia urbana, com uma cultura jovem e alternativa, que nos faz sentir o pulsar da cidade. No Passeig de Gràcia, Avenida Diagonal ou nas ruas do bairro de Born, as grandes marcas de moda convivem com o design alternativo. Mais tradicional e turística, são Las Ramblas, ou os mercados tradicionais como o da Boquería. A oferta gastronómica inclui desde alta cozinha até restaurantes tradicionais, mercados gastronómicos e inúmeras tabernas, para degustar tapas de comer e chorar por mais.
Sevilha: perfume andaluz
A capital da Andaluzia é uma das cidades mais marcantes de Espanha. Seja pelos laranjais e pelas vistas do terraço da Giralda, pelos encantos da Catedral ou pelo Real Alcázar. Sevilha vive-se na rua, a partir da sua enorme Plaza de España, para o Parque María Luisa ou nas Setas de Sevilha, impressionante construção vanguardista que faz lembrar uns cogumelos. No centro histórico não deixe de provar as tapas de pescaíto en adobo (peixinho marinados) ou os típicos caracóis, acompanhados por um fino (vinho de Jerez) ou por uma manzanilla (vinho doce). A tradição das sevilhanas faz-se sentir nos espetáculos de flamenco, ao ritmo sincopado da guitarra espanhola, enquanto se ouve uma saeta, o emotivo canto flamenco que tantos pontos toca com o Fado português.
Espanha está aqui ao lado, com inúmeros tesouros por descobrir, capazes de aquecer o mais gélido dos invernos
Mesmo aqui ao lado!
A poucas horas de carro, encontramos tesouros à espera de serem explorados. Venha conhecer estas 3 cidades do lado de lá da fronteira.
Pontevedra: tesouros à beira-mar
Pontevedra, a apenas duas horas de carro do Porto, é uma cidade com uma longa tradição marítima. Como pontos de interesse temos as ruínas medievais de Santo Domingo, conjunto do século XIV declarado Monumento Nacional, sede do Museu Provincial de Pontevedra, um dos mais importantes de toda a Galiza. Pontevedra é um porto marítimo, e, como tal, os tesouros que vêm do mar são paragem obrigatória nos pratos da sua culinária. As ostras e os mexilhões são uma boa forma de começar, assim como as empadas de berbigão ou de sardinhas, que nesta região galega dão pelo nome de xoubas, acompanhados pelos vinhos com Denominação de Origem Rías Baixas.
Salamanca: histórias que encantam
A “Cidade Douradas das Mil Lendas” é o título desta cidade cujo centro histórico é Património Mundial pela UNESCO. Salamanca ao entardecer dá-nos um espetáculo de ouro nas sua fachadas e ruas. Beber um café no Novelty da Praça Mayor é um excelente ponto de partida para explorar esta cidade cheia de lendas e mitos. Desde o astronauta esculpido na Porta de Ramos à rã da Universidade que dá sorte aos estudantes, em cada recanto há história, tradição e cultura que nos deixa conquistados pelos encantamentos da imaginação. Mas longe de quem pensa que os prazeres mais “terrenos” não assentam garfadas em Salamanca. Os produtos mais típicos são os “embutidos”, ou o presunto de Guijuelo, assim como o hornazo (pastel recheado de ovo e lombo ou chouriço).
Cáceres: viagem no tempo
E se de repente fosse transportado no tempo para a Idade Média? Abra os olhos e está num cenário medieval, Património da Humanidade, que, na verdade, já foi set de filmes e séries como A Guerra dos Tronos. A entrada perfeita faz-se pelo Arco de la Estrella para chegar à Plaza Mayor, cheia de vida e animação. O passeio pelo centro histórico leva-nos num desfile de palácios até à Casa de las Veletas, onde fica o museu de Cáceres, com obras de Picasso e Miró. À mesa não deixe de provar as típicas migas com chouriço, toucinho ou atum, ou um dos melhores queijos do mundo, a torta del Casar, acompanhados por vinhos de Denominação de Origem Ribeira do Guadiana.
Cultura, vanguardismo, tradição, modernidade: poucos destinos conjugam tão bem os seus contrastes como Espanha
Planeie a sua escapadela de inverno
Com voos diretos de Portugal para Madrid, Barcelona, Sevilha, Málaga e Bilbau, ou a curta distância de carro para cidades fronteiriças, Espanha está ao seu alcance nesta quadra. Descubra tradições que aquecem o coração e paisagens que inspiram.
Visite spain.info para mais detalhes.








