Publicidade Continue a leitura a seguir

O aeroporto da Gronelândia que dá que falar

Foto: DR/Aviation Week

Publicidade Continue a leitura a seguir

Foi oficialmente inaugurado o novo aeroporto de Nuuk, capital da remota e gélida Gronelândia, que vai permitir receber mais voos internacionais e aumentar o fluxo turístico na enorme ilha – 21 vezes o tamanho de Portugal, mas apenas 57 mil habitantes.

O voo inaugural foi o de um aparelho A330-800neo, que partiu de Copenhaga e chegou Nuuk na última quinta-feira, 28 de novembro.

“É um marco histórico que permitirá, pela primeira vez, voos diretos através do Atlântico”, resumiu Jens Laurdsen, CEO dos Aeroportos da Gronelândia, citado pela CNN.

Com uma pista de 2200 metros e com capacidade para receber 800 passageiros por hora, o aeroporto tem já confirmados voos de companhias que dantes não apostavam na Gronelândia como destino.

Segundo a CNN, a United Airlines já confirmou que vai arrancar com uma rota direta para Nuuk desde Newark (EUA). Algo que era impossível nas antigas pistas de Kangerlussuaq e Narsarsuaq, demasiado pequenas para acolher aviões de grande porte.

A Air Greenland, por seu lado, terá ligações regulares para a Dinamarca e Islândia. “Nuuk será o novo hub de voos internacionais e domésticos para todo o país, onde os passageiros mudarão de avião consoante o destino final”, referiu a companhia local.

O novo aeroporto começou a ser construído em 2019 e viu os trabalhos atrasados devido à pandemia.